top of page

''Eu apoio a moda nacional'' se torna o novo mantra da moda brasileira em tempos de pandemia

  • Foto do escritor: Arthur Almeida
    Arthur Almeida
  • 5 de mai. de 2020
  • 1 min de leitura

Atualizado: 6 de mai. de 2020

Muito além da contração significativa de vendas que nomes da indústria têxtil passam durante o contexto de Covid-19, a moda, sobretudo a brasileira, está passando por uma de suas maiores crises socioeconômicas da história. Esse importante setor da economia é um dos que mais se ressente durante o atual momento em que o mundo vive. Segundo dados do jornal 'Valor Econômico', o segmento obteve retração de 90% de seu lucro total.

Marcas brasileiras mudam escala de produção e apostam em máscaras (foto: MSN Brasil)

Grandes nomes da moda no Brasil se uniram em prol de uma causa: a sobrevivência da moda local (que representa 16% dos empregos em território nacional) em um período no qual pequenas lojas perdem 100% de sua receita e gigantes do fast fashion fecham as portas.


Um exemplo de atitudes que visam a propagação da ideia de #EuApoioAModaNacional, está o compilado de vídeos de celebridades e personalidades, postado na noite dessa segunda-feira (05), no canal oficial da jornalista Lilian Pacce:




Influencers e blogueiros também utilizaram de seu alcance midiático para trabalhar o compartilhamento dessa ideia. A mineira Thassia Naves aderiu ao movimento ostentando shoots lindos com peças nacionais em sua conta pessoal do Instagram:


foto: reprodução / Instagram

A situação que vivemos atualmente pode ser entendida como um desaceleramento nos processos de produção em massa de empresas multinacionais. Em contrapartida, há a extrema necessidade de consumirmos a moda brasileira, pensando nas diversas formas sustentáveis de valorizá-la.









Comentarios


bottom of page